Gatos, por companhia

We missed you hissed the lovecats - The Cure

We missed you hissed the lovecats – The Cure

34Quando criei o personagem de Augusto quis cerca-lo literalmente pelo Oriente e Ocidente. A principal característica do ocidental é justamente onde Augusto mora, um prédio com pretensões neoclássicas. O Oriente se encontra na forma de seus três gatos, Miautralha (Sagrado da Birmânia), Cotonete (Persa) e Nervoso (Van turco). Os gatos se ligam nas personagens Querem-Hapuc, uma princesa babilônica e Zípora, uma djim.

Brigitte Bardot

Brigitte Bardot

“Pesquisando os componentes genéticos de gatos selvagens da Europa, da Ásia, da África e do Oriente Médio, concluímos que realmente a domesticação começou na ilha de Chipre, com gatos provenientes do Crescente Fértil [região entre os rios Nilo, Tigre e Eufrates, onde iniciou a agricultura]”, afirma Stephen O’Brien, chefe do laboratório de diversidade genômica no Instituto Nacional do Câncer, em Maryland, EUA.

Persa de olhos azuis

Persa de olhos azuis

Além da ligação que os gatos têm com algumas divindades como Bastet, o livro constantemente salienta a grande diferença que existe entre oriente e ocidente usando para isso esse animal como referencia.

“Fomos agraciados com a visita de um matagots. Ele se mostrou imensamente preocupado. Não apenas com nossa integridade física, mas também de nosso amo. Lamentou o fato de estar enfermo e não haver recuperação”.

“Igualmente Bastet[1] esteve aqui e por meio dela soubemos que as providências que Querem-Hapuc desejava tomar eram desnecessárias. Falamos sobre a famosa guerra travada por Cambises II, o persa. Sabendo da adoração que os egípcios tinham pelos felinos, o exercito botou a frente do batalhão gatos. Entre matar animais sagrados e perder a Guerra, optaram em perde-la”.


[1] Na mitologia egípcia, Bastet, Bast, Ubasti, Ba-en-Aset ou Ailuros (palavra grega para “gato”) é uma divindade solar e deusa da fertilidade, além de protetora das mulheres grávidas. Também tinha o poder sobre os eclipses solares. Quando os gregos chegaram no Egito, eles associaram Bastet com Ártemis e ela deixou de ser a deusa do sol para ser a deusa da lua;

Sagrado da Birmania

Sagrado da Birmania

Os gatos em seu manifesto também salientam que uma ancestral de Cotonete foi mascote de Rodrigo Borgia. Isso quando seu antecessor Inocêncio VIII mandou exterminar os gatos.

Estão com Augusto desde antes dele se mudar para seu novo apartamento. Em um mundo paralelo felino, eles cantam, dançam, se comunicam e dizem o que pensam sobre determinados assuntos. Também narram sua criação e relatam casos ocorridos com seus antepassados. Fazem um manifesto contra um padre que ousou dizer que o gato é um animal traiçoeiro. Em uma longa carta descrevem sua criação, a maneira em que quase foram extintos no ocidente na idade media, e sua convivência entre reis, sábios e profetas, na companhia de Deuses dos mais variados estilos e sua sensibilidade ao sobrenatural. Os gatos protegem Augusto quando ele precisa e os saúdam na entrada do paraíso quando Augusto se vai.

Van turco

Van turco

“O gato imortal existe, em algum mundo intermediário entre a vida e a morte, observando e esperando, passivo até o momento em que o espírito humano se torna livre. Então, e somente então, ele irá liderar a alma até seu repouso final.” (The Mythology Of Cats, Gerald & Loretta Hausman).

Eles se orgulham por terem sido a última criatura criada pelas mãos do divino, mas como se deu isso?

Reza a lenda, e ela me apareceu quando pesquisava sobre a Arca de Noé, que o gato foi criado após um pedido de Noé a Deus para conter o aumento dos ratos na embarcação. Mas vamos ao local onde supostamente a Arca repousa. Segundo a própria bíblia, a Arca repousou depois de 40 dias no Monte Ararat na Turquia. Até aí não há novidade. Acontece que na região não muito longe dos montes há um gato que habita os Lagos Van. Esse gato é uma raça natural, nem seleção humana nem cruzamento foram usados para estabelecer a raça. Um gato que adora água e temperamento selvagem. Segundo os moradores ele pode mergulhar até 9 metros de profundidade para pescar peixes. Uma das características é a marca de impressão digital em seu ombro esquerdo é chamada de “sinal da bênção de Deus”, que, de acordo com uma lenda armênia, todos os gatos de Van possuem, quando depois do Dilúvio, Deus abençoou o gato Van ao sair da Arca de Noé e desembarcar no Monte Ararat. (Ver a página “Dois irmãos, uma lenda”).

Aristogatas, Duquesa, Matinhso, Maria, Toulouse e Berlioz - Disney

Aristogatas: Duquesa, Matinhos, Maria, Toulouse e Berlioz – Disney

Dessa forma Nervoso liga Augusto aos dois irmãos, que viajam pelo mundo em busca de respostas para a existência da Arca de Noé. Os outros dois gatos fazem referencia direta ao fantástico, ao caráter sagrado que o livro às vezes

O estilista alemão Karl Lagerfeld e sua gata Choupette

O estilista alemão Karl Lagerfeld e sua gata Choupette

retoma. Suas raças dizem muito do lugar em que vieram.

Os nomes que Augusto escolheu os tornam verdadeiros animais de estimação trazendo assim um caráter ocidental aos bichanos. Miautralha é mascote dos irmãos Metralhas.

Cotonete, gata persa, e se é persa é do Irã, faz referência as características físicas da gata branca de olhos azuis e surda. Normalmente, nessa raça a cor branca associada a presença de olhos azuis está geneticamente relacionada a problemas de audição no animal. Os gatos brancos com apenas um dos olhos azuis pode ser surdo de apenas um ouvido, enquanto que os espécimes com ambos os olhos azuis acabam não possuindo nenhuma audição.

Nervoso o torna quase humano pelo seu temperamento arisco. Para se acalmar, Nervoso faz uso do cigarro. Detalhe que Augusto descobre quando os felinos estão prestes a abrir as portas do paraíso para o amo.

— O pior Augustinho é que alguém, não sabemos direito quem, publicou nossa carta-manifesto.

— Carta? Vocês escreveram uma carta? Como se são gatos?

— Somos animais cheios de particularidades que os humanos desconhecem – falou Nervoso enquanto acendia

Para os bichanos, design Alessi

Para os bichanos, design Alessi

outro cigarro. – Provavelmente alguém que conhece muito bem os gatos.

— E você fuma? Desde quando? 

— Desde que me mudei para sua casa e virei fumante passivo.

— Mas eu fumo raramente.

— Eu também – Nervoso jogou o cigarro em uma nuvem passageira.

Imagem em destaque: Tim Walker

Imagem em destaque: Tim Walker

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s