Vídeo

A obra-prima ‘O Livro das Mil e Uma Noites’

O brasileiro é um dos povos que menos lê no mundo, caso essa infeliz verdade não existisse teríamos O Livro das mil e uma noites, edição de luxo com ilustrações, mas…

Uma conversa com o professor Mamede Mustafa Jarouche, do Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo, responsável pela primeira tradução do Livro das Mil e Uma Noites diretamente do árabe. Ele explica como fez a tradução, a partir de manuscritos obtidos em vários países, dessa coleção de contos populares escritos em árabe a partir do século IX e que chegaram ao Ocidente em 1704, pela tradução francesa de Antoine Galland, para se transformar num clássico da literatura mundial. O Livro das Mil e Uma Noites traduzido por Jarouche tem 4 volumes, o último lançado recentemente pela Editora Globo, e inclui textos famosos, que não fazem parte dos manuscritos antigos, como as histórias de Ali-Babá e os 40 Ladrões, O Marujo Simbad e Aladim e a Lâmpada Maravilhosa.

Quando terminar a leitura farei uma resenha de cada volume…

No Brasil se lê menos que na Venezuela, Turquia e Egito

Categoria: Tia Evanilde Sobre: Literatura e livros

Categoria: Tia Evanilde
Sobre: Literatura e livros

Vídeo

É tarde, mas em tempo

No dia 10 de junho João Gilberto completou 85 anos. Fecho o livro Passa lá em casa com a música de Vinicius de Moraes, Manhã de carnaval, na interpretação magistral de João Gilberto.

Vivendo no Copacabana Palace, João Gilberto trabalha em novo projeto

João Gilberto comemora seus 85 anos em silêncio e cercado de expectativa

Álbum inédito de João Gilberto com Stan Getz sai no exterior

No dia 7 de junho, três dias antes de completar 85 anos, João Gilberto ganhou um terrível presente de aniversário.

A 9ª Câmara do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro acolheu um recurso da EMI, impetrado pelo advogado recém-contratado, Rodrigo Fux, e determinou que fosse refeito o laudo pericial que avaliou em R$ 170 milhões o que a gravadora deveria pagar ao pai da Bossa Nova.

Este valor corresponderia a um percentual de 24% de tudo o que a EMI faturou com as vendas das obras de João desde 1964.

Em dezembro, o STJ deu ganho de causa a João Gilberto nesta pendência que dura 25 anos. Em resumo, João terá que esperar um pouco mais.

Para mim, João Gilberto é o cantor mais singular de nosso tempo. Um verdadeiro criador. Sua curiosa habilidade de cantar sem vibratos e seu impecável senso rítmico o fazem único – Stan Getz

Categoria: Espaço Carmen Miranda Subcategoria: Augusto de sapato novo Sobre: Música brasileira - MPB

Categoria: Espaço Carmen Miranda
Subcategoria: Augusto de sapato novo
Sobre: Música brasileira – MPB

Vídeo

K de K7, fita cassete

walkmanQuem foi adolescente entre a década de 80 e 90 lembra bem das fitas cassetes. Lembra que para economizar as pilhas do walkman usávamos canetas presas aos dentes para rebobiná-las. E quando1 enroscava no aparelho de som? Eu ficava desesperada, era sempre a fita que mais gostava. Saia toda amassada, mastigada, um horror! Ainda conservo comigo algumas fitas cassetes. Umas das mais importantes que tenho é de uma entrevista que gravei da Cássia Eller apresentando o CD, LP e K7 Veneno Antimonotonia na extinta Musical FM. Outra é o Paulinho da Viola apresentando seus principais clássicos.

Saudade? Nenhuma. A saudade que tenho é de um tempo em que as pessoas realmente ouviam música e sabiam o que estavam ouvindo.

Categoria: Espaço Carmen Miranda Subcategoria: Subculture Sobre: Rock e música Pop Imagens: Zim and Zou

Categoria: Espaço Carmen Miranda
Subcategoria: Subculture
Sobre: Rock e música Pop
Imagens: Zim and Zou