Mee too? Marilyn Monroe denunciou abusos há 70 anos

ARTICLE: MARILYN MONROE – WOLVES I HAVE KNOWN


Lobos que conheci

26 de janeiro de 1953

“Eles dizem que sou isca de apito, pode ser, mas estou sempre conhecendo caras que não param em um apito. Aprendi a lidar com todos eles.”

Eve Arnold fotografa Marilyn

“Primeiro quero dizer que este mundo seria muito desinteressante se não existissem lobos, mas uma garota tem que aprender a lidar com eles, ou ela se deparará com um monte de problemas. Existem muitos tipos de lobos. Alguns são sinistros, outros são apenas Charlies divertidos, tentando conseguir algo de graça e outros fazem disso um jogo. Este último tipo é o mais interessante.

O primeiro lobo de verdade que encontrei deveria ter vergonha de si mesmo, porque estava tentando tirar vantagem de uma mera criança. Isso era tudo o que eu era e não suspeitei dele quando ele parou o carro em uma esquina e começou a falar comigo.

Ele olhou para mim todo e então veio com aquela frase famosa: “Você deveria estar em fotos.” Essa foi a primeira vez que eu ouvi isso, então não soou piegas para mim.

Ele me disse que tinha um escritório no Goldwyn Studio e disse por que eu não fui vê-lo e ele me faria um teste de tela. Parecia muito bom para mim, já que eu estava louco para entrar no cinema.

Eu era modelo na época e perguntei às pessoas que dirigiam a agência onde consegui meus empregos o que achavam da oferta dele. O gerente ligou para o estúdio, mas nunca conseguiu entrar em contato com meu suposto benfeitor. No entanto, o lobo ligou para a agência e marquei um horário para ir ao escritório dele no sábado à tarde. Na época, eu não sabia que os produtores e outros funcionários do cinema não marcam compromissos nas tardes de sábado. Eu descobri isso depois. Também descobri que ele realmente não tinha nenhuma ligação com o Goldwyn Studio, mas havia emprestado o escritório de um amigo.

Ele era gordo e jovial e, claro, dirigia um Cadillac. Ele me deu um roteiro para ler e me disse como posar enquanto o lia. Todas as poses tinham que ser reclinadas, embora as palavras que eu estava lendo não parecessem exigir essa posição.

Mesmo ingênuo como eu era na época, logo percebi que esse não era o caminho para conseguir um emprego no cinema. Ele estava ficando mais bobo a cada minuto e eu manobrei em direção à porta e fiz uma saída apressada.

O próximo lobo que encontrei estava com roupas de policial. Agora, se você não pode confiar em um oficial da Lei, então em quem você pode confiar? Pelo menos foi assim que me senti em uma noite de dezembro, quando parei em uma pequena lanchonete no Hollywood Boulevard para jantar. Eu tinha um cheque de $ 50 que recebi por ser modelo e pensei que poderia descontá-lo no local, mas eles não tinham tanto dinheiro em mãos.

O policial estava tomando um café no balcão e se ofereceu para me levar do outro lado da rua a uma loja de roupas e fazer o saque. Achei que ele foi muito gentil em fazer essa oferta e agradeci por seu entusiasmo. Escrevi meu endereço no cheque e acho que ele deve ter anotado.

Algumas noites depois, quando eu estava sozinho em minha casa em Burbank. As pessoas com quem eu estava hospedado tinham ido à praia no fim de semana. Por volta das 2 da manhã, ouvi alguém rondando pela janela.

Eu estava com medo bobo. Levantei-me e fui na ponta dos pés até a janela e pude ver que um homem estava tentando cortar a tela. Saí correndo pela porta da frente e fui até os vizinhos. Eles chamaram a polícia, mas quando chegaram lá, o homem havia sumido. Pedi a eles que ficassem um pouco em casa com medo de que ele voltasse e com certeza ele voltou. Eles o pegaram na janela novamente.

Quando o trouxeram para dentro de casa, vi que seu rosto era familiar. Eu disse ao Burbank Policaman que achava que o conhecia. Eu disse que achava que ele era um policial. Eles encontraram seu distintivo e identificação em seu bolso e ele admitiu que me conheceu e pensou em vir me visitar.

Disseram-lhe que ele estava se apressando um pouco e que, quando um cavalheiro visitava uma garota, ele deveria tocar a campainha da frente. Eles o levaram para a cadeia e ele não usa mais distintivo.

Quando eu era modelo, eu jogava principalmente roupas e maiôs. Eu encontrava muitos lobos entre os compradores que queriam me levar para jantar e me dar bijuterias, mas eu sempre dizia a eles que o pessoal da agência era muito rígido e não me deixava sair com ninguém que eu conhecesse durante o horário comercial.

Eu não tive muita dificuldade em escová-los. Descobri que naquela época, se eu apenas parecesse meio estúpido e apenas fingisse que não sabia do que eles estavam falando, eles logo desistiam em desgosto.

Se você nasceu com o que o mundo chama de apelo sexual, pode deixá-lo destruí-lo ou usá-lo a seu favor na dura luta do show business e nem sempre é fácil escolher o caminho certo.

Por exemplo, teve um dia que eu acordei e não tinha um níquel para dar um telefonema. Tive um pequeno papel em um filme dos Irmãos Marx chamado ‘Love Happy’, finalizado em setembro de 1949 e pensei que estava a caminho do sucesso. Mas nada mais aconteceu até a primavera seguinte, quando a MGM me contratou para tocar em ‘The Asphalt Jungle’. Enquanto isso, o dinheiro era mais escasso para mim do que os dentes de galinha.

Foi nesse ponto muito baixo da minha vida que recebi um telefonema de um homem que disse ter me visto trabalhando no set de ‘Love Happy’ e ficou bastante impressionado comigo. Eu não me lembrava de tê-lo visto, mas acho que ele estava bem lá quando me contou sobre uma cena que me viu fazer. Fiquei imaginando o que ele queria comigo e logo descobri. Ele disse que era um homem casado, mas que ele e sua esposa não se viam muito e por isso sentia falta de companhia feminina. Eu não gostaria de acompanhá-lo quando ele viajava para Los Angeles? Ele disse que faria valer a pena. Ele disse que me daria um Cadillac, ou dinheiro, ou o que eu preferisse. Dinheiro! E eu não tinha um níquel!

Por um segundo vertiginoso, tive visões de poder pagar meu aluguel, mas enquanto ele me dava os detalhes do que esperava que eu fizesse, minhas visões desapareceram. Ele foi brutalmente franco e tudo que consegui pensar em dizer foi que ele não deveria falar daquele jeito em um telefone público. Eu não percebi o quão bobo isso soava até que desliguei e comecei a rir.

Foi nesse dia que liguei para um amigo fotógrafo e sua esposa, que vinham me persuadindo há semanas a posar para um calendário nu que eles tinham uma ordem de fazer. Decidi que estaria mais seguro com eles do que com algum velho rico que poderia me pegar em um momento de fraqueza quando eu estivesse com fome e não tivesse o suficiente para comprar uma refeição completa. Claro, eles me disseram que camuflariam meu rosto e que ninguém saberia que eu posara para eles, mas acabou que todo mundo fez isso um ano depois.

Uma tarde, uma amiga me ligou e perguntou se eu poderia fazer um favor a ela e sair com um homem que ela conhecia que era muito, muito legal. Eu tolamente concordei e fui com esse sujeito para a Ocean House em Santa Monica. Havia outros dois casais na festa e todos fomos nadar. Enquanto estávamos sentados na areia, esse sujeito com quem eu estava cutucando o dedo na carne da minha perna e me dizendo como gostava de garotas em quem você podia sentir o osso. Essa foi uma abordagem estranha e me deixou desconfortável.

Ele tinha olhos escuros e penetrantes que pareciam atravessar-me e eu comecei a pensar em desculpas para ir embora. Eu finalmente disse a ele que se ele gostasse tanto dos meus ossos, eu mandaria fazer um raio-x para ele, mas ele não achou graça e se afastou de mim. Ele me disse pouco antes de eu sair que não gostava de garotas com cérebro, e eu disse a ele que esse foi o melhor elogio que já recebi.

Um importante compositor de Hollywood me deu uma grande surra uma vez e pensou que poderia me tirar do sério tocando suas canções apenas para meus ouvidos. Ele me encurralou em uma festa uma noite e me pediu para sentar-se no banco do piano com ele enquanto tocava sua última música. Ele disse que o havia escrito pensando em mim.

Enquanto ele cantava e tocava, ele foi se aproximando e eu me afastando até me sentar na beirada do banco. Saí dessa rapidamente e ele nunca mais conseguiu me encurralar. Mas ele continuou cantando para mim sempre que eu o encontrava e me mandando versos de amor que ele inventava.

Havia então o homem da cidade que ficava me contando sobre sua cozinheira maravilhosa e como ela preparava comida muito melhor do que você poderia encontrar no Romanoff’s.

Eu não percebi essa pequena trama até que aceitei um convite para jantar em sua casa uma noite e descobri que ele nem sequer tinha cozinheira. Toda a comida foi enviada do LaRue’s.

Desenvolvi uma violenta dor de cabeça e perdi o apetite. Ele sugeriu que eu me deitasse um pouco e me ofereceu uma aspirina, mas eu disse a ele que tinha que ir para casa e ligar para o meu médico porque estava fazendo uma dieta especial para essas dores de cabeça.

Aprendi que essa conversa para cozinheiros tão bons em casa é usada com bastante frequência em Hollywood.

Esta é uma mudança da velha linha sobre vir ver minhas gravuras. Recebi convites semelhantes, mas nem preciso dizer que nunca mais caí na mesma piada.

As coisas que uma garota tem que pensar para enganar esses machos predadores!

As meninas em todas as esferas da vida precisam tomar muito cuidado para não se tornarem apenas mais um escalpo no cinto de algum homem. Mas em Hollywood, temos que trabalhar horas extras para enganar os lobos. Isso porque lobos de todas as variedades vêm de longe e de perto para capturar a Chapeuzinho Vermelho dos filmes.

Uma vez que você está razoavelmente bem estabelecido como atriz de cinema, é a temporada aberta para você. Eu achava que já era ruim o suficiente quando eu era apenas uma garotinha do lado de fora olhando para os portões do estúdio, mas isso, aprendi desde então, era fácil em comparação.

Os homens que conheci naquela época cuja frase era “você deveria estar no cinema” eram amadores grosseiros comparados aos que conheci depois que meu nome começou a aparecer em colunas de filmes e revistas de fãs.

Por exemplo, havia um roteirista cuja abordagem era estritamente mental no início. Ele falou comigo sobre minha carreira e me deu livros para ler. Ele me avisou para não ser visto em boates com muita frequência e nunca sair com playboys. Ele era como um irmão para mim e era assim que eu me sentia em relação a ele porque ele me parecia bem velho além disso era casado.

Esse ato de irmão é uma rotina quando um homem inteligente o representa. No entanto, logo descobri que não existe interesse fraterno. Uma noite, meu grande irmão autodenominado me ligou e disse que tinha alguns bifes bons e gostaria de vir fazer o jantar.

Perguntei se ele ia trazer a esposa e ele riu muito e me disse que eu era um brincalhão. Eu disse a ele que outro irmão mais velho havia me convidado para jantar no Romanoff’s e que eu achava que era mais seguro do que sua proposta. Ele perdeu o interesse em mim a partir de então.

Depois, há as festas de Hollywood onde os lobos sem carros pensam que precisam uivar. Se você conseguir passar por um deles sem ter que colocar algum jovem muito ardente em seu lugar, você tem sorte. Um diretor famoso por seu olhar errante me escolheu uma noite em uma festa e ele não podia acreditar que eu estava falando sério quando dei a ele o pincel. Ele me seguiu escada acima quando fui pegar meu xale e me prendeu quando fechou a porta no meu pé.

Consegui me soltar e corri para outra sala. Fechado, ele bateu na porta e implorou que só queria falar comigo. Encontrei uma revista e sentei-me calmamente lendo enquanto ele rugia. Depois de um tempo, ele saiu. Mais tarde, quando desci as escadas, vi outro sujeito dar um tapa no nariz dele por flertar com a esposa. E sabe, é uma coisa engraçada, eu encontrei o sujeito várias vezes desde então e ele me disse que me respeitava por não deixá-lo ficar fresco. Ele me disse que qualquer garota que queira chegar a algum lugar na indústria do cinema tem que se manter distante.

Depois, há solteiros muito elegíveis que são tão constantemente solicitados como acompanhantes que se tornam seus fãs mais ardentes. Eles imaginam que qualquer garota fará asas para ter a chance de sair com eles.

Um desses personagens me telefonou uma noite e disse que estaria lá em dez minutos. Eu não gritei de alegria nem nada. Eu apenas disse “Ah, é?” Ele disse: “Qual é o problema? Você não quer me ver? Eu disse não particularmente e como ele teve a ideia de que eu fiz?

Então ele começou a falar que estava pensando em mim desde que me conheceu na noite anterior e que não conseguia me tirar da cabeça.

“Eu sempre fui para loiras com olhos castanhos,” ele explicou “Eu me apaixono rápido quando encontro uma. É por isso que mal posso esperar para vê-lo novamente, então já estarei aí.”

Eu disse a ele para não vir porque ele ficaria muito desapontado por eu não ter olhos castanhos e que ele deveria olhar mais de perto na próxima vez que me visse.

Também tive uma experiência com um tipo paternal. Este homem era um agente de atores e queria me proteger dos lobos, dando-me $ 50 por semana para viver até que eu pudesse me estabelecer. Eu estava muito falido na época e uma renda estável era tentadora. No entanto, eu não queria ter muitas obrigações, então disse a ele que pediria o dinheiro emprestado. Ele disse ok. Eu insisti em assinar notas promissórias nas duas primeiras parcelas e ele interpretou isso como uma grande piada.

Ele colocou as anotações em uma moldura e as pendurou na parede de seu escritório. Eu disse a ele que não gostava que ele deixasse todo mundo saber que eu estava em dívida com ele.

“Quero que todos os caras da cidade saibam que você me pertence”, disse ele com um sorriso sugestivo. Isso não me pareceu ser um verdadeiro interesse paternal, então não pedi mais emprestado dele. Assim que pude, paguei-lhe de volta. Tive uma grande discussão para conseguir as anotações e tive que ameaçar consultar um advogado.

Se uma garota sobrevive entre uma matilha de lobos depende inteiramente dela. Se ela está tentando obter algo por nada, muitas vezes acaba dando mais do que esperava. Se ela jogar direito, geralmente pode evitar situações desagradáveis ​​e ganhar o respeito até dos lobos.”

EX-Libris: Fantasmas Solitários
Categoria: Sereias Vanuccia não é Ariel
Sobre: Audiovisual – Um trocadilho entre o filme da Disney “A pequena sereia”, e Vanuccia, a sereia do livro Passa lá em casa.
Fonte: ARTICLE: MARILYN MONROE – WOLVES I HAVE KNOWN
Imagem em destaque: Did Marilyn Monroe try to launch a ‘Me Too’ movement? ‘Wolves I Have Known’ was 1st article to expose casting couch
Artistas: Marilyn Monroe e Eve Arnold
Site Oficial: The Marilyn Monroe Collection
Redes Sociais: Facebook * Instagram * Twitter

Deixe um comentário