Dois irmãos, uma lenda

Eu: E aí Bianca tá gostando de A Volta ao Mundo em 80 dias? Bianca, minha sobrinha: Estou. Eu: Em que parte está? Bianca: Na parte que eles estão viajando. Eu:????

Eu: E aí Bianca tá gostando de A Volta ao Mundo em 80 dias?
Bianca, minha sobrinha: Estou.
Eu: Em que parte está?
Bianca: Na parte que eles estão viajando.
Eu:????

Eu não nomeio os dois irmãos. Nunca pensei em um nome para eles. Pensei quando comecei a desenvolvê-los como um presente ao leitor. Algo que você pudesse acompanhar sem chegar muito perto, mas de forma íntima. Sabe-se que são dois cientistas renomados, que não acreditam, como muitos cientistas, em questões espirituais ou aquelas que a ciência não explica. Porém o que os move é justamente aquilo que a ciência não explica. Por incrível que pareça pensei em Oscar Niemeyer na composição de ambos. Por que Niemeyer? Devemos retornar a Brasília, mais especificamente a Catedral de Brasília. A questão é simples e pode se dizer que ao mesmo tempo complexa, como Deus ou qualquer assunto relacionado a Deus e Deuses, a fantasia e crenças.

Há três referencias essenciais tiradas do livro de Julio Verne na construção dos personagens dos dois irmãos para o livro Passa lá em casa

Há três referencias essenciais tiradas do livro de Julio Verne na construção dos personagens dos dois irmãos para o livro Passa lá em casa

A construção da Catedral iniciou em 1958 e em 1970 a inauguração. A coroa de espinhos feita de concreto se eleva aos céus em suas mais de 90 toneladas.

Um delas é onde os dois personagens moram

Um delas é onde os dois personagens moram

“Na entrada da igreja encontram-se as esculturas do italiano Alfredo Ceschiatti – Os Quatro Evangelistas, referindo-se a João, Lucas, Marcos e Mateus. Alguns dizem que esses eram os apóstolos preferidos de Oscar Niemeyer e, por isso, somente eles foram homenageados com as esculturas de quase 3 metros de altura. Outros, contudo, afirmam que os quatro apóstolos representados foram os que difundiram os ensinamentos de Jesus com os quatro evangelhos”.

“Ao lado, na torre do Campanário, ficam quatro sinos de tamanhos diferentes que foram doados pelo Governo da Espanha. Os sinos recebem os nomes de Santa MariaPintaNina e Pilarica, em homenagem às caravelas de Cristovão Colombo”.

A volta ao mundo

A volta ao mundo

“Para ter acesso à nave da igreja é necessário seguir por uma rampa que segue pelo subsolo. Depois de percorrer o túnel escuro, o contraste com o interior claro e colorido proporcionado pelos vitrais da artista franco-brasileira Marianne Peretti é evidente — e surpreendente!”Anna Bárbara.

Oscar Niemeyer era ateu. Mesmo assim conseguiu reunir toda a simbologia que cabe ao cristianismo, catolicismo e a fé. Veja bem, ele tinha seus evangelistas preferidos. Antes de penetrar na catedral, passamos por um túnel escuro e subterrâneo para o choque da luz, dos anjos, do azul que saúda o visitante e em um funil que te arrebata para os céus.

A outra referencia foi Sheridan, mas qual Sheridan

A outra referencia foi Sheridan, mas qual Sheridan?

Os dois irmãos não acreditam em Deus, mas observam com respeito as lendas, não seguem a ciência de forma cega, mas se ateiam a fatos que a ciência respondeu e responde de forma satisfatória e/ou certeira. A partir de determinados conceitos, vão em busca pelos cantos do mundo atrás de respostas.

A questão é simples, e está por toda parte, achar vestígios que a Arca de Noé realmente existiu.

Edson Lorenzzo, inspirado no romance 20 mil léguas submarinas de Julio Verne, criou essa brinquedoteca para Casa Cor 2013; Imagem em destaque do artista venezuelano Carlos Cruz Diez

Edson Lorenzzo, inspirado no romance 20 mil léguas submarinas de Julio Verne, criou essa brinquedoteca para Casa Cor 2013;
Imagem em destaque do artista venezuelano Carlos Cruz Diez

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s