Fora de contexto: uma fanfic

A classe média é, 
uma abominação política,
porque é fascista,
é uma abominação ética,
porque é violenta
e é uma abominação cognitiva
porque é ignorante.

Marilena Chauí

eugenia e o ódio de classes sociais

Os links abaixo discorre brevemente sobre a eugenia e como ela ainda está presente no Brasil

No Brasil, após Primeira Guerra Mundial, ideias eugênicas passaram a ser difundidas entre uma elite intelectual e política que entusiasmou-se em construir uma nova identidade para o homem brasileiro, branqueando-o aos poucos com a fusão de novos imigrantes europeus. O eugenista de maior proeminência no Brasil foi o médico e escritor paulista Renato Kehl (1889-1974), que foi diretor da Indústria Química e Farmacêutica Bayer do Brasil. Entre 1917 e 1940, ele assumiu a propaganda eugênica como missão política e intelectual, o que lhe rendeu o título de ‘pai da eugenia no Brasil’.

A confecção da história iniciou em 2019. Sendo assim, iniciando junto a um governo que representa tão bem a classe burguesa dominante. A ascensão de uma gente que faz apologia a morte, a tortura e perseguição. Que tem a perversidade como programa de governo. O acesso a armas, a agressão as mulheres, a execução de pretos, o genocídio de povos originários. Mais de 33 milhões de brasileiros foram jogados na fome e extrema miséria. O governo homicida ainda levou a morte mais de 700 mil pessoas frente a um virus mortal. A impressão é se o esgoto emergiu ou nós imergimos em um esgoto muito profundo. O tema está ainda presente em nossa sociedade de varias formas, A EUGENIA. A gentrificação do centro histórico de São Paulo e grandes capitais pelo Brasil. O ódio de classes sociais que se metamorfoseou no sentimento antipetísta. Temas que nunca resolvemos, a escravidão e a punição dos autores e feitores da ditadura de 1964. Minorias mais uma vez jogadas a marginalidade. Não tem como falar do contexto do último quadriênio sem lembrarmos de toda carga de ódio despejada no país. A ideia dessa fanfic permeou minha mente há, no mínimo 8 anos. Como disse em 2019, esse texto foi pegando um corpo, uma forma. Será uma história de amor lésbico permeado em um contexto mundial a ascensão da extrema-direita. Ser LGBT é também uma questão política e sabemos que corremos perigo numa sociedade de ódio.


Tierra de lobos

Tierra de Lobos é um western ambientado na Espanha do século XIX. Traduzido como Terra dos Lobos, na verdade recebeu o nome de Antonio Lobo, o rico proprietário de terras que controla e possui a maior parte da terra. Seu mundo inteiro vira de cabeça para baixo quando dois bandidos, Cesar e Roman Bravo, decidem voltar para a casa de sua infância, localizada em sua propriedade. E o conflito entre eles se intensifica quando César e Almudena, a mais velha das quatro lindas filhas de Lobo, acabam se apaixonando.

Fanfic Das Personagens Cristina & Isabel

É difícil eu gostar, muito, de um casal lésbico da ficção. Quando vi Isabel e Cristina, achei a história rica e complexa. Um Cinema Western quase masculino. Quebrar a testosterona de um “filmes de cowboys” ou “filmes de faroeste” é quase impossível. Basta lembrarmos de figuras como Sergio Leone, John Huston, John Wayne, Clinton Eastwood. Mesmo assistindo o último filme estrelado por Marilyn Monroe The Misfits de John Huston a gente sente a carga masculina que emana dos cowboys” interpretados por Clark Gable e Montgomery Cliff. Exatos 60 anos depois temos Ataque dos cães, um western escrito e dirigido por uma mulher, Jane Campion que levou o oscar de melhor filme, direção e roteiro. O filme mostra uma masculinidade tóxica e os desejos reprimidos desse homem.

Um mote perfeito

Isabel e Cristina se conheceram por acaso. Isabel vai parar na fronteira e ela é confrontada com a imagem de Cristina tomando banho em uma banheira. Seus olhos literalmente crescem para fora de seu corpo. As sensações que a morena desperta nela o fazem perceber que ela gosta de garotas, e que não pode mais evitar.

Isabel (Adriana Torrebejano) é uma das filhas de Lobo. Ela é corajosa, adora aventuras, anda munida de armas e também sonha em abraçar a fazenda da família porque vive para ela e quer evitar a todo custo o casamento. Se fosse homem, seria o filho perfeito que Lobo sempre desejou. Mas como ela é mulher, seu pai a vê como um animal que deve ser domado.
Cristina (Berta Hernández) vive uma vida completamente oposta à de Isabel. Ela é uma prostituta da cidade que teme enfrentar o lado negro das pessoas, principalmente dos homens. Por um tempo, Lobo a escolheu para ser “serva” particular. Após uma surra que recebe do pai de Isabel ela decide se vingar. Ao perceber que Isabel sente atração por mulheres decide seduzi-la. Porém, acaba se apaixonando.

Cristina & Isabel Renascem, em São Paulo

Depois de tudo que Crisabel teve que passar, seria bom que elas fugissem juntas. Mas isso daria um spin-off, e não quero sair de Tierra de Lobos – Adriana Torrebejano, atriz que interpreta Isabel Lobo


Edifício martinelli

A ideia de fazer a história acontecer no Martinelli veio após assistir uma aula de Paisagem Urbana na faculdade em 2019. O grupo falava sobre a trajetória do edifício Martinelli. O que me chamou atenção foi o número de cadáveres encontrados em suas dependências na reforma de 1975. Em 2020 o edificio fez 90 anos. Perguntei aos professores quais livros poderia ler sobre o edifício. Minha professora Angela Amaral de urbanismo falou do mestrado feito sobre o Martinelli. Esse mestrado virou livro. Ela me mandou por um motoboy os texto de mestrado. O motoboy veio de Pinheiros até o bairro de Guaianases.

A incrível história do Edifício Martinelli foi tema do livro “O Prédio Martinelli: Ascensão do Imigrante e a Verticalização de São Paulo”, de Maria Cecilia Naclerio Homem.

Pesquisando o martinelli

Números do Edifício Martinelli:

Imagem tirada da tese que está comigo, O Prédio Martinelli: Ascensão do Imigrante e a Verticalização de São Paulo.
  • 106 metros
  • 30 andares
  • 2133 janelas
  • 12 elevadores
  • 1057 degraus
  • 960 salas
  • 60 salões
  • 247 apartamentos

Seu estilo arquitetônico é uma mistura dos estilos usados na Europa naquela época, como o eclético e o beaux-arts.

Ele tem portas de pinho de riga, escadas de mármore de carrara, vidros, espelhos, papéis de parede belga, louça sanitária inglesa, entre outros materiais utilizados em construções da época.


The Mars Volta – Amputechture

Amputechture é o nome que inicia um dos 5 capítulos do livro em que trabalho atualmente. Cada capítulo tem por base um tema artístico, nesse caso o tema é a arquitetura. Outro capítulo chama Chromosaturation e tera a literatura como tema. Os 5 capítulos são nomeadas com Neologismo usados por artistas em referencia a uma obra sua. Particularmente, não costumo trabalhar com poucas personagens, gosto do coletivo. O contexto central do livro é a eugenia, logo, é um livro sobre ódio, preconceito e violência. Mas há amor, ainda que pouco.

AMPUTECHTURE
Artista: The Mars Volta
Lançamento: Universal
Quanto: R$ 35, em média


Another

A criança morta

Há quase 20 anos uma criança desapareceu, isso no livro que escrevo. Eu pensei nesse anime que impressionou meu irmão Maurício e conta sobre o assassinato que aconteceu há mais de 20 anos. Fiquei muito interessada na história. A minha personagem é irmã gêmea de um dos principais personagens, Rodolf. A menina desapareceu de seu berço quando tinha 5 anos de idade. A criança tinha síndrome de down. Pelas câmeras do edifício viu-se o porteiro na madrugada saindo com um embrulho nos braças. Acontece que tempos depois o porteiro é encontrado morto em Guarulhos. Isabel é médica legista e juntamente com o delegado revisam o caso. Os pais dos gêmeos, assim como o casal Cristina e Isabel, moram no Martinelli.

Sinopse

akakibara é um jovem que foi transferido para o colégio Yomiyama Norte. Chegando lá, ele descobre que sua turma não é nada normal, pois os alunos, movidos pelo medo, acreditam estar presos em uma maldição que começou há 23 anos, quando um menino morreu. 

Curiosidades sobre o anime

  • Originalmente, Another veio de uma light novel escrita por Yukito Ayatsuji e lançada em 2009. 
  • O criador do anime se inspirou em outro anime, chamado Rozen Maiden
  • A versão de Another em anime teve 22 mortes, já elight novel teve apenas 15.
Gênero: AnimeTerror
Origem: Japão
Criação: Yukito Ayatsuji
Direção: Tsutomu Mizushima
Roteiro: Yukito Ayatsuji
Ano: 2012

UFABC

Meter avião no meio da história veio com um vício, ligeiro, nos documentários feito pela National Geographic, Mayday desastres aéreos. Fiquei tão obcecada com o tempo que já tinha até aprendido vocabulários técnicos. Às vezes fazendo biografia de personagens temos que escolher a profissão da personagem. Cristina é engenheira aeroespacial. Para quem não sabe, a UFABC veio a existir na gestão do governo Lula, e ele aparece no início da história. Uma das missões de Cristina é investigar a queda de avião nas águas do Atlântico no nordeste brasileiro. Desde então, sempre que tenho um tempo assisto o canal do youtube, Aviões e Música. E a música tem muito a ver com a história já que há de fundo Matita perê de Tom Jobim. O sonho existia…


EX-Libris: Fantasmas Solitários
Categoria: Memórias Póstumas de Cosma e Damiana
Subcategoria: Cenas da vida periférica
Sobre: Biografia e construção de personagens e texto. Influências e referências na escrita. Cenas da vida periférica e o nome de um livro que escrevi entre 2004-07, não publicado
Fonte: Várias
Imagem em destaque: Encampada pelo nazismo, eugenia já foi emblema de modernidade no Brasil
Artista: Berta Hernández, Adriana Torrebejano
Site Oficial: Terra de Lobos
Redes Sociais: Facebook * Instagram * Twitter * Tik Tok * YouTube

Deixe um comentário